Sobre o HortPANC

O Encontro Nacional de Hortaliças Não Convencionais (HortPANC) tem por objetivo congregar a grande diversidade de profissionais ligados à temática de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), visando a difusão das pesquisas e ações de extensão realizadas nos vários biomas brasileiros, em especial, aquelas voltadas ao cultivo e consumo das hortaliças PANC.


O HortPANC busca fortalecer e continuamente estimular laços entre agricultores, pesquisadores, extensionistas, professores da rede básica, estudantes de graduação e pós-graduação, além de outros profissionais ligados à alimentação, com o objetivo de estimular a consolidação de sistemas de produção local, cadeias curtas de comercialização e de agregação de valor às PANC.


As palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos, além de ilustrarem a grande diversidade de iniciativas existentes no país, buscam provocar o debate, apontando gargalos para a expansão da produção e do consumo das hortaliças PANC e oportunidades para o avanço do conhecimento.


A partir da exposição das várias abordagens que tratam da alimentação, desde experiências consolidadas em torno das técnicas de cultivo, identificação de espécies potenciais, a aspectos nutricionais e gastronômicos das PANC, o encontro busca estabelecer um amplo diálogo entre as diversas áreas do conhecimento.


Nas práticas de campo, são oportunizados momentos de interação e de esclarecimento sobre as técnicas de manejo, com o objetivo de instrumentalizar os participantes no que tange aos protocolos de cultivo, bem como elencar aspectos que ainda demandam esforços de pesquisa.


Nesse contexto, o HortPANC pretende ser um grande impulsionador do processo de popularização dessas plantas, sendo o principal evento que reúne toda a comunidade que se dedica ao tema no país, a fim de difundir conhecimentos e incluir as PANC nos processos produtivos, por meio do diálogo entre pesquisadores, populações tradicionais, agricultores familiares e outros atores que compõem os circuitos curtos de comercialização de alimentos contribuindo na construção de uma agricultura mais sustentável e uma alimentação mais diversificada a partir da promoção das hortaliças PANC.

Chegou a hora de falar sobre as plantas da nossa sociobiodiversidade no interior do Estado

A 7 ° edição do HortPANC será no Rio Grande do Sul, estado berço do conceito de PANC, mais especificamente no município de São Lourenço do Sul, território banhado pela laguna dos patos, no bioma pampa, preenchido pela agricultura familiar camponesa, pelos povos tradicionais, indígenas e quilombolas e por demais ações voltadas à agroecologia.

Junto aquelas e aqueles que defendem e inserem as PANC nos seus agroecossistemas vamos unir os saberes tradicionais e a ciência trazendo o debate para as pautas que colocam as PANC como elementos centrais para o presente e futuro da soberania e segurança alimentar do nosso país!

Equipe organizadora do 7º HortPANC (PANCPOP)


Propondo-se a ser um espaço de fortalecimento para outras iniciativas de popularização das PANC o 7º HortPANC articula-se com o AgroPANC, um evento regional que deu início às discussões sobre a temática no extremo sul do Rio Grande do Sul.

Histórico dos eventos anteriores

O Encontro Nacional de Hortaliças Não Convencionais é realizado anualmente, desde 2017 (à exceção do ano de 2020, em virtude do cenário pandêmico), por instituições de ensino, pesquisa, extensão e assistência técnica, organizações governamentais e da sociedade civil.

A Embrapa Hortaliças, em Brasília, DF, foi a primeira realizadora do evento, se mantendo como colaboradora em todas as edições. A instituição mantém uma coleção de referência nacional em germoplasma de hortaliças não convencionais, desde 2006, e desenvolve pesquisas na área de fitotecnia com espécies de PANC.


Os locais de realização das edições são definidos com o intuito de visibilizar experiências consolidadas com as PANC no território nacional, além de fortalecer grupos de pesquisa e as ações de extensão que se dedicam ao tema. Assim, o 2º Encontro ocorreu em 2018, em São Paulo, junto à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo que, entre outros projetos, desenvolve uma horta comunitária de PANC e pesquisas relacionadas.


Compreendendo a necessidade de se conhecer e difundir os diversos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos na temática, a partir da 3ª edição, realizada em Curitiba, PR, em 2019, o HortPANC passou a receber resumos científicos e inserir a apresentação de trabalhos na programação.

Em 2021, ainda sob impacto da pandemia, o evento foi adaptado para o modo online, sendo protagonizado pela Universidade Federal da Bahia. Na ocasião, foram enfatizadas as várias ações governamentais direcionadas às hortaliças PANC na Bahia, bem como as redes de pesquisa instituídas em torno das PANC.


Em 2022, o HortPANC retorna à Embrapa Hortaliças, considerando a já mencionada expertise da instituição.


Em outubro de 2023, o evento foi realizado em Jundiaí, SP, município referência na inserção das PANC na merenda escolar.

Em 2024 a 7 ° edição do HortPANC será do dia 23 a 25 de abril no Rio Grande do Sul, berço do conceito de PANC, em uma região com diversas pesquisas recentes na temática. Mais especificamente em São Lourenço do Sul, território banhado pela laguna dos patos, no bioma pampa, preenchido pela agricultura camponesa e por demais ações voltadas à agroecologia.