Palestrantes

NUNO É PRESENÇA CONFIRMADA NO 7º HORTPANC

Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Desde 2002, é pesquisador da Embrapa Hortaliças, sendo o responsável pelas linhas temáticas de Cultivo em Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) e pelos trabalhos com mandioquinha-salsa (batata-baroa) e Hortaliças Não Convencionais (Hortaliças Tradicionais ou Hortaliças PANC), sempre em parceria com o setor produtivo (órgãos de extensão rural e organizações de agricultores).

É curador e guardião das coleções de germoplasma de Hortaliças PANC da Embrapa, com proposições de formas de manejo para várias espécies de PANC.

NEIDE É PRESENÇA CONFIRMADA NO 7º HORTPANC

Nutricionista de formação, trabalha como profissional autônoma na área de nutrição e gastronomia, com especial interesse na fermentação natural e nas Plantas Alimentícias Não Convencionais.

Foi colunista do Caderno Paladar, do jornal O Estado de São Paulo, de 2012 a 2021. Também, colunista semanal da Revista Caras. Escreveu sobre ingredientes durante 20 anos. É autora do Livro: Mesa Farta no Semiárido e do blog “come-se”.

Costuma publicar suas descobertas e os pratos que faz, especialmente com vegetais, em seu instagram @neiderigo.

IRANY É PRESENÇA CONFIRMADA NO 7º HORTPANC

Irany se define como uma nutricionista não convencional. Coordenou o PNAE/RS, durante a implementação a Merenda Participativa e a Merenda Agroecológica. Suas escolhas são norteadas por ingredientes com baixo impacto financeiro, menor impacto ambiental e maior impacto nutricional. Transita por escolas, cozinhas e salas de aula, aprimorando processos e resultados, interligando alimento e ambiente.

Foi idealizadora e mentora do Projeto PANC, quando sugeriu e criou o acrônimo. Baseia-se em uma regra: a comida deve fazer bem ao corpo, à alma e ao ambiente.

“A PANC da vez é o Pensamento Alimentar Não Convencional.”

LARISSA É PRESENÇA CONFIRMADA NO 7º HORTPANC

Bióloga, micóloga, Mestre em Biologia de Fungos e doutora em Botânica (UFRGS). Atualmente é Pesquisadora Colaboradora da UNICAMP. Atua principalmente com Taxonomia de Macrofungos, Sistemática Molecular, Aspectos Ecológicos de Macrofungos, Etnomicologia, Micofagia e Cogumelos Comestíveis (FANC).

Autora do livro “FANCs de Angatuba”, um guia de campo que descreve 45 espécies de cogumelos comestíveis que ocorrem em quase todo o Brasil.

Criadora do perfil @fancnacabeca no instagram, onde divulga e populariza a utilização dos Fungos Alimentícios Não Convencionais.

NOELI É PRESENÇA CONFIRMADA NO 7º HORTPANC

Sócia fundadora do Sítio Flora Bioativas. Noeli é enfermeira de formação e foi seu contato com enfermidades que a levou a buscar a natureza como remédio, para desta forma, não tratar doentes e sim, promover saúde através da alimentação.

O Sítio é referência no cultivo de Plantas Bioativas e Nutracêuticas, incluindo plantas como o tupinambor.

Os projetos promovidos pelo sítio, além de garantirem uma alimentação mais saudável para as pessoas, contribui para o fortalecimento da agricultura familiar e para a conservação do meio ambiente.

“Plantamos amor e colhemos saúde.”

CRISTINA É PRESENÇA CONFIRMADA NO 7º HORTPANC

Com ampla experiência no âmbito das políticas públicas vinculadas à alimentação, a nutricionista Cristina Callegari teve uma contribuição significativa na implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) em Santa Catarina.

Conheceu as Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC) na extensão rural, a partir do trabalho com agricultores(as) familiares. Desde então, dedica seus estudos e realiza ações de extensão visando construir conhecimentos sobre identificação, cultivo e usos de PANC.

Extensionista Social na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), focando em temas como Agricultura Familiar, Educação Alimentar e Nutricional, e Soberania Alimentar.

FRAN É PRESENÇA CONFIRMADA NO 7º HORTPANC

Participa, desde criança, da Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE), em Porto Alegre, RS, a primeira feira ecológica do Brasil. Além de ser uma referência na comercialização das PANC, Fran participa ativamente dos movimentos agroecológicos e da defesa da diversificação alimentar.

Atualmente, está finalizando o curso de Nutrição, tendo seu TCC focando nas PANC.

Guardiã da terra e das frutas nativas, ela tem se destacado também pela oferta de flores alimentícias, levando até as consumidoras e consumidores toda delicadeza, sabor e beleza da natureza.

VALDELY É PRESENÇA CONFIRMADA NO 7º HORTPANC

A criação na roça trouxe para o biólogo Valdely Kinupp um olhar diferente sobre um enorme grupos de plantas que não estão inseridas nos sistemas convencionais de produção, distribuição e comercialização de alimentos, que hoje são reconhecidas como Plantas Alimentícias Não Convencionais.

O impacto da sua tese de doutorado sobre as PANC foi tamanho que Valdely se tornou a maior referência na temática no Brasil. Atualmente, é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) e promove cursos e formações sobre as PANC.

Hoje em dia, um dos seus grandes projetos é o Sítio PANC, uma referência no Brasil e no mundo na questão da transformação da paisagem com biodiversidade através do manejo agroflorestal com as PANC.

EVA É PRESENÇA CONFIRMADA NO 7º HORTPANC

Mulher negra, quilombola, do município de Piratini/RS, agricultora e escritora formada em educação especial e agroecológica.

É do Quilombo Brasa Moura, onde residem 26 famílias, segundo ela, todas descendentes de sua vó. É guardiã de saberes quilombolas, entre eles o conhecimento sobre plantas medicinais e comestíveis como o caruru, beldroega e outros.

“Aprendi com minha vó, Nair Madeira Lopes, que era mulher muito conhecida por seus saberes, era curandeira parteira da região .”

LUCIANO É PRESENÇA CONFIRMADA NO 7º HORTPANC

Agricultor de origem pomerana, Luciano e sua família são pioneiros na agricultura ecológica no sul do Rio Grande do Sul. Agroecologista e feirante há 25 anos em São Lourenço do Sul, tem grande experiência em cultivos diversificados, especialmente de tubérculos e grãos.

Com um olhar sensível e observador dos processos químicos, físicos e biológicos da natureza que o rodeia, vê nas PANC grandes aliadas dos camponeses/as. Reconhece, nesse grupode plantas, espécies de grande potencial produtivo e de resistência, buscando mantê-las nos quintais e comercializar na feira local.

Acompanha o Projeto PANCPOP desde a sua criação, participando das formações e ações de popularização das PANC no sul do Rio Grande do Sul.

MICHEL É PRESENÇA CONFIRMADA NO 7º HORTPANC

Gastrólogo e cozinheiro profissional, Michel tem se dedicado ao resgate e ressignificação dos saberes e fazeres nas comunidades, com foco nos quintais e hortas e, é claro, nas PANC, enquanto alimentos repletos de histórias, de cultura e de sabores da roça.

Chef e diretor do LABPanc – Gastronomia e Cultura, desenvolve trabalhos de pesquisa, ensino, consultoria e elaboração de produtos.

Seu objetivo é promover a interdisciplinaridade cultural e a preservação das tradições alimentares junto aos territórios

Os pães de queijo coloridos com PANC são uma de suas tantas criações que unem heranças culturais, saberes e sabores da roça.

ALCYR É PRESENÇA CONFIRMADA NO 7º HORTPANC

Graduado em Gastronomia, Alcyr é um grande entusiasta e divulgador das possibilidades culinárias com as PANC. Docente do IFGoiano, coordena os projetos de extensão Quilombo Sustentável em Rede, PANC na Escola e PANC nas Feiras.

Seu trabalho objetiva mostrar as PANC e suas possibilidades gastronômicas, econômicas e sociais, contribuindo com a soberania alimentar, com o fortalecimento da identidade gastronômica regional brasileira e a conservação ambiental.

É autor de diversos livros na área, além de compartilhar videoaulas diárias em sua rede social.

NATÁLIA É PRESENÇA CONFIRMADA NO 7º HORTPANC

Coordenadora científica dos cursos de Pós Graduação, a nutricionista e Dra. Natália atua junto à VP Centro de Nutrição Funcional, instituição pioneira no ensino e disseminação dos conceitos da Nutrição Funcional no Brasil.

Aborda diversos aspectos das PANC, desde as memórias do sabor, potenciais nutricionais e nutracêuticos, e fitoterapia.

Profere palestras em importantes eventos sobre nutrição no país e compartilha informações sobre pesquisas com PANC nas redes sociais.

FREI ZANATTA É PRESENÇA CONFIRMADA NO 7º HORTPANC

Pesquisador no tema da Fitoterapia há mais de 20 anos, Zanatta dedica-se a aprender e sistematizar os saberes da cultura camponesa, das comunidades tradicionais e povos originários acerca das plantas medicinais.

Dirigente do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e integrante do Instituto Cultural Padre Josimo, se constitui como uma liderança muito importante entre os camponeses. É autor de diversos livros sobre as formas de uso de ervas medicinais e, diariamente, dialoga sobre a relação entre a natureza, a saúde do corpo e espírito do ser humano.

“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”.